Icones Redes Sociais Topo

Slide

Caixa de Pesquisa

Últimos Vídeos

A importância do consumo de lipídios...



Boa noite gente bonita, como foi o final de semana? O meu foi ótimo. Hoje irei abordar um tema quase polêmico e cheio de preconceitos: os lipídios.


Muitas pessoas pela busca do corpo perfeito retiram completamente as gorduras da refeição. Mas isso pode trazer malefícios à saúde.

Tudo que vem ao corpo em exagero faz mal ao organismo, até o consumo de água em demasia pode trazer alguns inconvenientes como a diarreia. Isso se aplica a qualquer tipo de elemento que consumimos.

A gordura é ótima para o organismo se consumida de forma correta e quantidades adequadas para o corpo.

Mas como a gordura age em nosso corpo?
A gordura é encontrada em alimentos vegetais (óleo de girassol, milho, algodão, canola, soja etc) e animal (carnes, leite, manteiga, etc).

 

Essa substancia é insolúvel em água ( o óleo é mais denso, assim fica “boiando” na água). Como todos sabem, as vitaminas que consumimos nos alimentos são absolvidas na água, mas possuem vitaminas essenciais que são absolvidas pelos lipídios, dentre elas estão: A, D, E e K. Outro motivo muito importante para o consumo dos lipídios é o colesterol. 

O grande preconceito é achar que o colesterol é ruim ao todo para o organismo, mas na verdade ele ajuda na flexibilidade das células (assim absorvem mais proteínas),  principalmente na síntese de hormônios e ajuda no transito intestinal.

Porém como dito anteriormente, deve-se consumi-lo com sabedoria.


Quais alimentos consumir e suas quantidades?
Os alimentos mais indicados para o consumo diário são o de origem vegetal, tais como: abacate, castanhas, nozes, azeite extra virgem, óleo de canola, etc.

A quantidade de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas etc) são de 2 a 3 por dia, não mais que isso.

Deve-se consumir o azeite em temperatura ambiente. Para frituras é indicado o óleo de canola (uma colher de sopa por dia) ou qualquer outro feito especificamente para isso. O azeite aquecido libera uma substancia toxica podendo ser mais maléfica que o óleo. As vitaminas do azeite estão contidas em temperatura ambiente.

Frutas com alto teor de gordura, como o abacate, devem ser consumidas com moderação, assim metade da fruta de 2 á 3 vezes por semana são o suficiente.

Há também as gorduras animais, esses tipos de alimentos devem ter mais cuidado ao consumi-los, pois são gorduras saturadas, assim sua absorção é mais difícil na digestão podendo criar o acumulo de gordura e formar “barriguinha”.

 O leite deve ser consumido, preferencialmente desnatado, que contem 0 gordura, o consumo da gordura do leite não precisa ser necessariamente consumida.

Prefira carnes com baixo teor de gordura, pois entre as tramas da carne já contém gordura suficiente para o consumo diário. Ingira de 1 a 2 bifes por 3 vezes á semana.

Os frangos e peixes estão liberados sem a pele, pois contém alto teor calórico e essa pele, principalmente do frango, contém muita gordura saturada. Pode-se consumi-los todos os dias, de 2 á 3 filés por dia.


Com o consumo de alimentos corretos e quantidades corretas vocês já iram perceber a grande diferença no corpo.

Porcentagem de gordura corporal
Porcentagem de gordura corporal


E as gorduras ruins?
As gorduras mais perigosas são as trans, elas podem trazer muitos malefícios para o corpo, como AVC, colesterol ruim, ataque cardíaco, câncer, entre outros.

O que são?
Gordura trans encontra-se em produtos industrializados, aumentando o tempo de duração do alimento, a emulsão etc. Elas são produzidas no laboratório, onde pegam a gordura comum e “adicionam” hidrogênio mudando a estrutura molecular do alimento, portanto, tornam-se moléculas rígidas e o nosso corpo não consegue sintetizá-las.

Onde encontra-las?
Em produtos industrializados como: margarina, recheios de bolachas, batatas industriais, lanches de fast-food , requeijão, bolachas “água e sal” etc.
Devem evita-las por completo, há como consumir alimentos saudáveis e substituir esses, cliquem AQUI.




O que acharam da matéria? Vamos começar a semana com o consumo consciente? 



Um comentário:

  1. aii adorei! super importante agente ter essas noções de alimentação pq as vezes nos deixamos levar por dietas malucas que acabam fazendo mal para nossa saude!
    Adoreei o blog!
    beijaao :*

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! =*

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z   :A   :B   :C   :D   :E   :F  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Extravaganza Blog - 2014. Todos os direitos reservados. Blog de Vanessa Almeida