Icones Redes Sociais Topo

Slide

Caixa de Pesquisa

Últimos Vídeos

Alimentação para gestantes e crianças até 2 anos (materno infantil)

Bom dia!

Gente, hoje o assunto é sobre alimentação saudável para gestantes e crianças nos primeiros anos de vida!









Quando a mulher engravida, aumenta sua taxa de metabolismo basal (quantidade de calorias para o sangue circular, órgãos "funcionarem"), essa necessidade aumenta devido para o crescimento do feto, placenta, e etc. 

As mamas, útero aumentam de tamanho também. O trabalho cardiovascular tem um aumento, o coração começa a bater mais rápido, a respiração também dica mais rápida.
As futuras mamães podem fazer alguns exercícios físicos, como caminhadas, hidroginástica, natação. Lógico que se deve dar preferência por atividades que não tenham impacto.







A alimentação da futura mamãe deve ser adequada em 10 a 15%, com o valor mínimo de 1800 kcal. Para saber de tudo isso, deve-se procurar uma NUTRICIONISTA

Por que é tão importante o Ácido Fólico?

Porque ele participa da formação das novas hemácias, se faltar, pode provocar defeito no tubo neural, não se fechando completamente (3ª e 4ª semana de gestação), e no final da gestação pode provocar produção anormal das hemácias. 
Entre os defeitos no tubo neural, encontram-se a espinha bífida, anencefalia e encefalocete. Pode-se ter também aborto espontâneo, hemorragias, pré-eclâmpisia, descolamento da placenta, morte neonatal, baixo peso ao nascer, entre várias outras. 



Foto de como é a espinha bífida.


Fontes de ácido fólico: žfígado de boi, lentilhas, espinafre, grão-de-bico, feijão branco, germe de trigo, levedo de cerveja, beterraba, aspargos, abacate, vegetais verde-escuros, leite e derivados, suco de laranja, além de alimentos e cereais enriquecidos.

 Lembrando que o Centro de Saúde fornece os comprimidos de ácido fólico.

A gestante deve manter uma alimentação saudável, preferindo frutas, verduras e legumes, evitar doces e comidas gordurosas. NÃO CONSUMIR DE JEITO NENHUM BEBIDA ALCOÓLICA, CIGARROS E OUTRAS DROGAS. 

Alimentação para as crianças
Primeira coisa: amamentação EXCLUSIVA até os 6 meses. A criança NÃO precisa de chá, de água, de papinha, fruta. ela SÓ precisa do leite materno mesmo.
O leite materno é a primeira vacina que a criança recebe, ele protege de inúmeras doenças e infecções, pois ele é uma substância viva, protetora e imunomoduladora. Oferece energia e nutrientes em quantidades suficientes e apropriadas. Previne doenças crônicas, como a Diabetes, Obesidade, Doença de Crohn. 




Depooois dos 6 primeiros meses, deve-se introduzir a primeira papa de fruta, uma banana, maçã, pera, lembrando que sempre tem os alimentos da "época". Nunca passar pela peneira, nem bater no liquidificador, só amassar. Se peneirar, fica muito fácil para a criança, ela tem que ter o estímulo de mastigar. Lembrando que é nessa fase que se cria os hábitos para a vida inteira. 
Com 7 a 8 meses, a criança deve receber sua primeira papa salgada (arroz, feijão, carne, vegetal). Também não deve ser peneirada, somente amassada. Há várias receitas de papinhas, podendo ser de batatinha amassada com caldo de feijão, carne e alface, por exemplo, ou arroz, feijão, frango desfiado, cenoura, entre tantas outras. Tomar muito cuidado com os temperos, é preferencial fazer separado, não temperar com pimenta, usar temperos naturais, como alho e cebola.



Com 1 ano, a criança já deve se alimentar com os alimentos iguais da família, o que se coloca na mesa. O crescimento começa a ficar mais lento, por razões naturais. 
A criança começa a se desinteressar pelos alimentos, não quer mais comer.. Vira uma verdadeira LUTA, ou uma brincadeira de pega pega, com a mãe tentando pegar a criança para ela comer, hahahahaha.

Com 2 anos, a criança quer se alimentar sozinha, já é independente, e nessa época, ela deve se alimentar da seguinte maneira: 3 refeições de leite, 2 de sal (a fruta se encaixa na de leite).
Não se deve ficar prometendo agrado para as crianças comerem, deve-se incentivar a comer. Não dar salgadinhos, doces, refrigerante, isso é um VENENO para os pequeninos.




Lembrando gente, cada criança é uma criança, não tem como generalizar, seguir á risca, aqui são orientações, não que vai ser assim. A criança é um ser humano, tem vontade própria. Eles não são robôs.




Eu e meu sobrinho lindo, Miguel, foi amamentado exclusivamente até os 6 meses, era conhecido como um neném gordinho, mama no peito até hoje, com 2 anos de idade.


Espero ter ajudado um pouquinho!

Beeijos :*

Um comentário:

Muito obrigada pelo seu comentário! =*

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z   :A   :B   :C   :D   :E   :F  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Extravaganza Blog - 2014. Todos os direitos reservados. Blog de Vanessa Almeida